Escola Waldor Alecrim Dourdado

CENTRO EDUCACIONAL WALDORF

ALECRIM DOURADO


“A nossa mais elevada tarefa deve ser a de formar seres humanos livres que sejam
capazes de, por si mesmos, encontrar propósito e direção para suas vidas.”
Rudolf Steiner

Ensino Fundamental


As crianças vêm para a escola com alegria, prazer e muita vontade de aprender. Isso, porque todos nós valorizamos a qualidade da interação que a criança tem consigo mesma, com os outros e com o ambiente à sua volta, possibilitando o despertar de um sentimento de confiança e admiração pelo mundo.
O professor desenvolve seu plano de trabalho com o objetivo de proporcionar autonomia, sociabilidade e formação integral à criança, com base nos valores humanos para conquista de sua individualidade.
No Ensino Fundamental I, as crianças são alfabetizadas e o currículo atende às exigências do MEC. O elemento artístico está presente em todas as épocas de ensino (módulos), trazendo-o "mundo belo" (arquétipo existencial do segunda setênio), atendendo às necesidades cognitivas, emocionais e espirituais do aluno e respeitando sua fase de desenvolvimento.
O currículo do Ens. Fund. I desenvolve suas matérias de forma que os alunos possam integrar em seu aprendizado: o desenvolvimento do querer (atividades do fazer); do sentir (poesia, arte e música, relacionadas aos temas que tocam interiormente a criança); do pensar (criar condições para que a acriança aprenda a pensar e não decorar respostas prontas).
Desde o 1 ano, as matérias complementares (como música instrumental, canto, trabalhos manuais, artes aplicadas, pintura, desenho, desenho de formas, ed. física, inglês, euritmia, dramatização e teatro) acompanham o conteúdo curricular que são desenvolvidos de acordo com a maturidade.
Além dos trabalhos em grupo, de passeios e visitas, o trabalho de dramatização e teatro possibilita que o professor da classe desenvolva nos alunos a autoconfiança, a interação com seu grupo social e a responsabilidade para com o todo.
As matérias representam não só um complemento curricular, mas fazem parte de um todo que propicia à criança um desenvolvimento saudável e global. As turmas são pequenas, o que garante às crianças um atendimento pedagógico bastante exclusivo.