Escola Waldor Alecrim Dourdado

CENTRO EDUCACIONAL WALDORF

ALECRIM DOURADO


“A nossa mais elevada tarefa deve ser a de formar seres humanos livres que sejam
capazes de, por si mesmos, encontrar propósito e direção para suas vidas.”
Rudolf Steiner


Nossa História

Em 1997, movida por um ideal antigo, a fonoaudiologa Sônia Maria Ruella decidiu transformar o espaço do seu consultório, o mesmo onde nasceu e viveu sua infância, em um jardim Waldorf para que as pessoas e as crianças que moravam no Ipiranga e regiões vizinhas, pudessem também ter a oportunidade de se desenvolver através desses príncipios.

O Alecrim Dourado passou por muitas transformações desde então, assim como muitas pessoas que dele fizeram parte. Como toda organização social, a escola tornou-se viva, ganhou corpo e alma. Hoje somos muitos, alunos, pais, professores e amigos do Alecrim Dourado e estamos fortalecidos e unidos não só pelo mesmo ideal que é a pedagogia Waldorf, mas, pelo mesmo impulso espiritual na busca da verdade, do amor e do auto-desenvolvimento.

No início, havia apenas uma turma de recreação funcionando no contraturno. Em 1998, foi montada a primeira turma de Jardim, atendendo crianças de 3 a 6 anos. Com o conhecimento básico que a escola oferecia aos pais a comunidade escolar foi se fortalecendo e crescendo. Já durante o ano de 2002, O Alecrim Dourado atendia bebês de 4 meses a 2 anos, uma turma de Maternal e duas turmas de Jardim.

Em 2003, a escola foi ampliada e pela demanda, o trabalho com o Bercário e Maternal amadureceu. A equipe passou a estudar mais profundamente o método desenvolvido por Emmi Pikler e Beatriz Padovan, além, é claro da fundamentação da Antroposofia, da Medicina Antroposófica e da Fonoaudiologia ampliada pela Antroposofia.

Neste ano, com uma proposta tão diferenciada, o berçário cresceu muito, sendo necessário destinar um pavimento inteiro de uma das casas, excluisavamente para esse grupo. Concomitantemente, formava-se uma turma de crianças mais velhas que, no ano seguinte, viriam a formar a primeira turma de Ens. Fundamental do Alecrim Dourado.

Em 2005, o arquiteto Guilherme Galli, especializado em obras escolares, projetou a reforma de ampliação da Escola. Desta vez, o Berçário/Maternal ganhou uma unidade exclusiva, carinhosamente chamada de "Alecrinzinho". O prédio antigo foi totalmente ocupado pelos Jardins e Ens. Fundamental de 1 ao 5 ano.

Atualmente, a escola conta com uma equipe de 40 funcionários e alguns colaboradores que nos assessoram nas áreas pedagógica e administrativa. Juntamente com os pais, nossos grandes parceiros, formamos a "Família Alecrim".