Escola Waldor Alecrim Dourdado

CENTRO EDUCACIONAL WALDORF

ALECRIM DOURADO


“A nossa mais elevada tarefa deve ser a de formar seres humanos livres que sejam
capazes de, por si mesmos, encontrar propósito e direção para suas vidas.”
Rudolf Steiner

São João


A festa de São João ocorre para nós do hemisfério Sul no início do inverno, no dia 24 de junho. Neste período, as noites são mais longas e frias e os dias mais frescos.
Observamos a natureza se recolhendo e gestando em seu íntimo novas forças que desabrocharão novamente na primavera. Nossas almas se iluminam nessa época e, as chamas da fogueira, iluminando as noites escuras, nos trazem alegria e calor ao nosso coração.
Essa festa contém um caráter espiritual muito especial, vivenciada através da história de São João.
Um dos santos mais populares, batizou Jesus nas águas do Rio Jordão. Filho de Zacarias e Isabel,é descrito na Bíblia como pessoa solitária e um profeta de grande popularidade.
A imagem de São João Batista é geralmente apresentada como um menino com um carneiro no colo, pois, segundo a Bíblia, ele anunciou a chegada do cordeiro de Deus.
Diz a lenda que São João adora festa, mas que é preciso muitos fogos e uma fogueira bem bonita para ele ficar feliz.
Precisamos aproveitar a época de São João para fortalecer nossa busca interior e acordar a consciência do mundo que nos rodeia.
As brincadeiras dentro e fora do castelo se transformam. Brincamos de pular “fogueira”, corrida da batata, carrinho de mão, danças de roda e dança da fita.
As músicas da festa da lanterna e as melodias juninas como cai-cai balão, olha pro céu meu amor, sonho de papel, capelinha de melão, pula fogueira, balão vai subindo, isto é lá com Santo Antônio alegram nossas rodas rítmicas.
O anímico é aquecido com histórias, cujo simbolismo remete ao amor Crístico e Joanino, tão necessários nos dias de hoje, como por exemplo, a história da Menina da Lanterna. Através dela, as crianças podem vivenciar a busca pela luz que aquece e transforma nossas almas.
Com o entardecer, iniciamos o passeio da lanterna, no qual as crianças levam suas lanternas acesas, tornando-se ,este, um momento muito especial.